7 mil anos em 7 dias - II

O tempo não para e entramos na Proto-História, os 2º e 1º milénios antes de Cristo!
Do 2.º milénio a.C., conhecido como Idade do Bronze, pouco ou nada sabemos de “como se viveu” e quase todos os vestígios do concelho são de “como se morreu”: os cemitérios da época. O melhor exemplo é o da Vinha do Casão em Vilamoura, com as suas 11 sepulturas.
No 1.º milénio a.C., a Idade do Ferro, o que melhor conhecemos são os vestígios de uma cultura que possuía uma forma de escrita particular: a Escrita do Sudoeste. Tem esse nome porque só se encontra no sudoeste da Península Ibérica e é considerada a sua mais antiga forma de escrita. Terá derivado do alfabeto fenício e existiu pelo menos desde o século VI a.C.
Nos sítios onde apareceram as estelas com a escrita foram também encontrados alguns raros objetos de adorno e de uso doméstico.

Rui Roberto de Almeida

• 7 mil anos em 7 dias - VII