Museu Municipal de Loulé

pt | en |

Festa Grande da Mãe Soberana

 

Com a tradição no coração…
Festa Grande da Mãe Soberana - 26 de abril de 2020
 
Descrever os dias que hoje vivemos é uma tarefa árdua para muitos de nós. Esta situação impôs inúmeros constrangimentos, obrigando-nos a ter de mudar não só a nossa rotina diária, mas toda a nossa vida.
A 12 de abril, dia de Páscoa, celebrava-se a Festa Pequena da Mãe Soberana, mas os acontecimentos que se vivem obrigaram a que os Festejos em honra da padroeira de Loulé fossem cancelados. Desta forma, o Museu Municipal de Loulé criou, ao longo de duas semanas, algumas formas de homenagem à Nossa Senhora da Piedade sem ter de sair de casa. No dia 12 deste mês, a equipa do Museu uniu-se para apresentar um vídeo em honra da Mãe Soberana, apelando e desafiando a comunidade a participar para que no dia da Festa Grande, pudéssemos marcar presença junto da padroeira, ainda que virtualmente.
Hoje a Mãe Soberana regressa à sua casa, não da forma habitual, mas no nosso imaginário ou no nosso coração. Com estas imagens revelamos um pouco de cada coração louletano: o amor e a união de uma comunidade que vive uma identidade cultural muito própria. Loulé hoje não só homenageia a sua padroeira, mas também as pessoas e a vida.
O Museu Municipal de Loulé agradece a todos a vossa colaboração por partilharem um pouco das vossas vidas e por deixarem que façamos parte delas.
 
Viva a Mãe Soberana! Viva a Nossa Senhora da Piedade!
Viva!
 
Soraia Martins
 
 
  • Das pedras nascem estórias
  • Recreação do Estúdio Guerreiro Padre
  • Festa Grande da Mãe Soberana
  • Festa Pequena da Mãe Soberana