Museu Municipal de Loulé

pt | en |

Biblioteca

Biblioteca do Centro de Documentação

 

O Centro de Documentação abre ao público, em 1990, como complemento do Arquivo Histórico, anteriormente instalado no edifício do Castelo.
Vocacionada para a história local e regional, a biblioteca do CDoc é composta essencialmente por monografias, dossiers temáticos, periódicos e trabalhos académicos relacionados com o património cultural. O seu espólio inclui igualmente obras de referência como enciclopédias, dicionários e outros estudos monográficos generalistas.
Parte dos livros que compõe esta biblioteca foram doados por inteletuais do concelho como José António Madeira, Pedro de Freitas, entre outros. Os restantes exemplares resultam de aquisições e permutas. Atualmente, a biblioteca da sala de leitura é composta por cerca de 3000 livros.
São também espólio bibliográfico do CDoc, as bibliotecas de Cândido Guerreiro e dos Condes de Alte existentes no Pólo Museológico de Alte.
Relativamente aos periódicos, o espólio do CDoc é composto essencialmente por jornais locais e regionais, possuindo também alguns periódicos nacionais. Datando alguns destes periódicos dos finais do século XIX, a hemeroteca do CDoc é uma ferramenta de extrema importância para a investigação e estudo do nosso passado.
Para conhecer o fundo documental que compõe a biblioteca do CDoc consulte o nosso catálogo online aqui: http://bit.ly/26SuGWk  
Para além de albergar a biblioteca, a sala de leitura do CDoc destina-se também à consulta de documentos que integram os seus fundos documentais, nomeadamente periódicos, fotografias, entre outros.

AGENDA