Juntos construímos...

02/11/2017

Esteve patente, de 2 a 30 de novembro de 2017, no Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, a exposição “Juntos Construímos”… Uma exposição que resultou de um desafio colocado aos avós das crianças do Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte, no sentido destes construírem em cooperação com os seus netos um brinquedo.

Os brinquedos apresentados foram construídos com diversos materiais, muitos deles reciclados, e evocam algumas das brincadeiras de outros tempos. Embora atualmente exista uma vasta gama de brinquedos a que as crianças têm acesso, antigamente os brinquedos eram raros e construídos com os materiais existentes (cana, cortiça, paus, latas…). Este tipo de iniciativa reveste-se de grande importância, pois permite sensibilizar as crianças para as dificuldades que marcaram a época em que os seus avós viveram e, desta forma, incentiva-las a valorizar mais os objetos que lhes são ofertados.