Museu Municipal de Loulé

pt | en |

13/07/2020

Esteve patente de 13 de julho 2020 a 31 de maio de 2021, no Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, a exposição Os Expedicionários da Freguesia de Alte. Soldados Louletanos na Grande Guerra 1914-1918. Comissariada por Rui Velez, autor de uma obra homónima, editada em 2019, esta exposição surgiu no âmbito de uma iniciativa que visava a defesa e preservação da memória dos militares portugueses, que em diferentes momentos e locais serviram Portugal. Neste caso em particular, o cerne da exposição são os combatentes naturais da Freguesia de Alte, no Concelho de Loulé.

Entre 1914 e 1917, 123 jovens da Freguesia de Alte foram mobilizados para aquela que hoje conhecemos como Primeira Guerra Mundial ou Grande Guerra de 1914/ 1918. Maioritariamente camponeses iletrados, partiram para Angola, Moçambique e Flandres, após um breve e apressado período de recruta. Lutaram heroicamente, morreram alguns (poucos, felizmente) e outros voltaram com sequelas físicas e psicológicas que os acompanharam até ao final dos seus dias.

Os Expedicionários da Freguesia de Alte. Soldados Louletanos na Grande Guerra de 1914-1918 é um tributo a esses 123 Altenses, permitindo igualmente aos seus descendentes partilharem um pouco da estranheza que os seus avós e bisavós terão sentido, ao serem arrancados da sua pacata freguesia e “atirados” para um ambiente tão violento. Poderão também compreender melhor o heroísmo destes homens, que lutaram porque esse era o seu dever, sem compreenderem porquê e em condições que eram totalmente diversas das do mundo em que tinham crescido.

Documentos para Download