Museu Municipal de Loulé

pt | en |

7 mil anos em 7 dias - V

Entre os últimos dias de Roma e os reinos “Bárbaros”!
A Antiguidade Tardia, séculos IV ao VIII d.C., é um período de grandes e profundas alterações políticas, económicas e culturais. Vive-se os efeitos da divisão e enfraquecimento do Império Romano, o triunfo de novas formas religiosas (o cristianismo) e a criação dos vários reinos germânicos (“bárbaros”), que dividem o espaço que era antes de Roma.
No território de Loulé, à semelhança de outras regiões do Mediterrâneo ocidental, para além de alguma nova população e do poder político visigodo, manteve-se grande parte do legado social e económico hispano-romano, com as mesmas gentes, atividades, indústrias e comércio com o Oriente e o Norte de África.
Os vestígios mais típicos estão presentes nas obras feitas em várias “villae” (herdades) e “vicus” (povoações) como Cerro da Vila (Vilamoura); nos enterramentos dos cemitérios cristãos de Cerro da Vila, Loulé Velho, Torre de Apra e Retorta, onde se encontraram muitos objetos pessoais e cerâmicas característicos; ou ainda pela construção de basílicas e igrejas rurais, como podem ter sido as de Loulé Velho e Torre de Apra.

Rui Roberto de Almeida

• 7 mil anos em 7 dias - VII