Museu Municipal de Loulé

pt | en |

Memória e Momentum

27/06/2016

Até 16 de julho estará patente, no Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, a exposição Memória e Momentum de Jorge Graça. 

Com o intuito de preservar a memória, a identidade e a história de Alte, Jorge Graça iniciou em 2010 uma recolha fotográfica que resultou num relevante arquivo de imagens para o Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte. Tendo resgatado do passado imagens, tanto em álbuns de família, como em arquivos e espólios pessoais, vem agora dar a conhecer a riqueza cultural e a alma da aldeia.
Memória e Momentum resulta da primeira introdução ao trabalho desenvolvido na aldeia de Alte, o qual se irá materializar em livro, cuja apresentação encontra-se agendada no decorrer desta exposição.
A MEMÓRIA revela uma compilação de diferentes olhares sobre o mesmo lugar ao longo do último século. O MOMENTUM resulta do retrato desse mesmo lugar captado por um único olhar, o do fotógrafo, que ao longo do tempo se atreve a capturar o genius loci do lugar, das coisas e do momento. Mesmo reconhecendo que, do ponto de vista humano, o tempo nos parece um continuum no espaço, estas imagens antes de pretenderem comparar um antigamente e o agora, capturam alguns desses momentos entre a infinita sucessão de instantes que é o Universo.

Esta exposição é visitável de segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h00.

 

Entrada livre.