Com os pés na terra e as mãos no mar. 6000 anos de história de Quarteira

13/05/2021

No passado dia 13 de maio, dia em que se assinalaram 22 anos da elevação de Quarteira a cidade, foi inaugurada a exposição “Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar – 6000 anos de História de Quarteira”.

A exposição estará patente ao público na antiga lota de Quarteira nos próximos dois anos, permitindo aqueles que a visitarem desvendar um pouco mais sobre “a Quarteira de hoje e de ontem, mergulhando nas origens deste território e das gentes que o habitaram, acompanhadas pelas memórias das comunidades que dele fazem parte na atualidade”.

Esta mostra nasceu da parceria entre o Município de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Direção-Geral do Património Cultural, Museu Nacional de Arqueologia e Direção Regional de Cultura do Algarve. Um trabalho que contou com a participação fundamental dos guardiões do património, os quarteirenses, que doaram peças e conhecimento e ajudaram a construir esta exposição.

A exposição é feita numa abordagem que se divide em quatro temáticas: o Território (apresentação cartográfica com a evolução do território), a Ocupação e Vivências desse Território, a Atividade na Terra (objetos do quotidiana ligados à exploração da terra) e a Atividade no Mar (testemunhos do comércio marítimo, mas também questões como os seus perigos e os naufrágios que assolaram Quarteira). Estes temas estão distribuídos em quatro mesas multimédia, onde o visitante poderá não só observar objetos, mas também obter, de uma forma interativa, informações mais aprofundadas. No fundo “é contada uma história em imagens animadas”.

Esta abordagem é acompanhada por um “mural de emoções” com uma evocação dos últimos 100 anos de Quarteira – “A história entre o tempo dos nossos avós e a elevação a cidade – 1916-1999”.

Mas dada a elevada “espessura histórica” existente, uma vasta documentação que permitiu criar este momento expositivo, a mostra conta ainda com a possibilidade de o visitante poder consultar um Arquivo Digital, não só com todos os elementos presentes neste espaço, mas, por exemplo, fac-similes de originais que se encontram na Torre do Tombo.

O espólio integra não só elementos do Museu Municipal de Loulé, mas também de empréstimos de outras instituições como o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu Municipal de Albufeira ou a Estação Arqueológica do Cerro da Vila, esta última fundamental no que toca ao riquíssimo período romano que continua a ser o período histórico com o maior legado material neste território.

Dos mais antigos testemunhos da História de Quarteira, como o vaso encontrado na Retorta datado do período Neolítico (5º milénio A.C.) até a dois fatos de banho da década de 40 do século XX, um testemunho vivo dos alvores da explosão do turismo, atividade que é também retratada nesta mostra, a exposição integra “todo um repositório de conhecimento que nos permite dialogar com esta longa trajetória histórica de 6 mil anos e explorar e questionar este passado com vista ao futuro”. Nesse sentido, a exposição termina com um módulo “pensado para aquilo que queremos que seja o futuro de Quarteira”. Alguns depoimentos pré-gravados, numa espécie de cabine de um provador de roupa, trazem novas ideias de alguns dos atores desta comunidade, e os visitantes também poderão deixar aqui o seu testemunho sobre aquilo que querem para Quarteira em 2050.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo 10h:00 às 13h:30 e das 14:h30 às 18h:00 de Setembro a Junho. Nos meses de Julho e Agosto o horário é das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00.